07/03/2019

 

A Petros disponibilizou hoje (28/2) o Informe Anual para Imposto de Renda referente a 2018. O documento, necessário para fazer a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda 2019, pode ser consultado no aplicativo e aqui no Portal Petros. O documento também foi encaminhado para o e-mail cadastrado na Fundação. Como parte das ações adotadas pela Diretoria Executiva para garantir mais eficiência na gestão de recursos, reduzir os custos da Petros e zelar pelo patrimônio dos participantes, a partir deste ano, o informe não será enviado pelos Correios.


A Petros disponibiliza três informes: rendimentos, contribuições e empréstimos. O de rendimentos é para aposentados e pensionistas que recebem benefício da Fundação. O informe de contribuições reúne os pagamentos mensais feitos por participantes ativos de planos instituídos e as contribuições esporádicas feitas por participantes ativos de planos patrocinados. Já o de empréstimos é destinado aos participantes, ativos e assistidos, que têm crédito consignado com a Petros.


Como ocorreu nos últimos anos, o informe da Petros não traz o demonstrativo de despesas médicas, informação fornecida pelos patrocinadores, responsáveis por administrar o serviço de assistência médica. A única exceção é no caso de assistidos do patrocinador Petros.


No aplicativo, clique em Informe Anual para Imposto de Renda e acesse as informações necessárias para fazer sua declaração. Para utilizar este serviço, o app precisa ter sido baixado ou atualizado a partir de 13 de fevereiro, quando a última versão, a 1.0.1, foi lançada. Clique para fazer o download na App Store e no Google Play.

 
Aqui no Portal Petros, é preciso entrar na Área do Participante, com login e senha. Se tiver esquecido matrícula e/ou senha, o participante deve clicar em “esqueci a matrícula” e/ou em “esqueci ou não tenho senha”.

Para aposentados e pensionistas, o informe de rendimentos será enviado por e-mail da mesma forma que o contracheque mensal. Para abri-lo é preciso digitar matrícula e senha Petros ou CPF e data de nascimento. Em seguida, abre uma página com o ícone do Informe de Rendimentos, do Informe de Empréstimos e do contracheque. Basta clicar no documento escolhido para acessá-lo. No caso dos participantes ativos, é preciso digitar os quatro primeiros números do CPF e o ano de nascimento com quatro dígitos para ter acesso às informações do informe de contribuições e de empréstimos. 

Caso não consiga acessar o Informe Anual para IR no aplicativo ou no Portal Petros e não receba o documento por e-mail, o participante deve entrar em contato com a Central de Relacionamento (0800 025 35 45), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Quem não possui e-mail cadastrado na Petros, precisa entrar em contato com a Fundação.

 

Fonte: Site da Petros

Publicada em 28/02

NOTÍCIAS

ANTERIORES