A SEPARAÇÃO DE MASSAS QUE SÓ A DIREÇÃO DA FUP QUER: A TRAMA DIABÓLICA CONTRA OS PARTICIPANTES E ASSISTIDOS DA PETROS COLOCADA NA PRÓXIMA PAULA DO CONSELHO DELIBERATIVO DA FUNDAÇÃO.

No próximo dia 01 de agosto será deliberado em fase conclusiva a nefasta proposta da “separação das “massas” do Plano Petros do Sistema Petrobras.
Justamente no mês no qual Getúlio Vargas (foi durante o governo dele que o povo brasileiro criou a Petrobrás) entregou sua vida em razão das tramas que se repetem, principalmente, contra a soberania nacional. Um momento delicado, tendo como exemplo, agora, o retorno dos leilões das reservas petrolíferas do país, com a entrega do Campo de Libra, descoberto com custo e glória pela Petrobrás.
Cabe recordar que essa proposta de separar o Plano Petrobrás BD em dois, sendo um para os “não repactuados” e outro para os “repactuados” foi fruto de acordo espúrio entre a Petrobrás e FUP. O acordo nefasto foi construído paralelamente às negociações do ACT-2012/13, constante de carta compromisso assinada entre eles e encaminhada para providências da conivente Direção da Petros. 

LEIA MAIS

 

 

VITÓRIA DA FENASPE - GRUPO 78/79

Terceira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10) considerou legítima a ação civil pública ajuizada pela Fenaspe (Federação Nacional das Associações de Aposentados, Pensionistas e Anistiados do Sistema Petrobras e Petros), que questiona a inclusão de regras referentes à idade mínima e ao fator atuarialmente calculado no contrato de suplementação de aposentadoria. Com isso, o processo retorna ao 1º grau para julgamento. Através de brilhante defesa do Dr. Cesar Vergara Martins Costa
LEIA MAIS

 

 

AEPET-MACAÉ FARÁ REUNIÃO DIA 23/07 COM PARTICIPANTES DA PETROS

Os funcionários da Petrobrás lotados em Macaé entre janeiro de 2000 até hoje, que moveram ação para o recalculo das horas extras, estão prestes a receber os valores determinados pela Justiça. Na terça-feira(23-07) A AEPET-MACAÉ fará uma reunião para orientar sobre como receber o dinheiro e também para discutir outros temas importantes. Todos os participantes da Petros residentes na região estão convidados.
A reunião está marcada para as 18 horas no Clube Cidade do Sol - Av.Atlântica, 1622 – Macaé. 

LEIA MAIS

 

 

RESULTADO DAS ELEIÇÕES NA PETROS

Prezados Associados e Amigos,
 
Encerrou-se mais um processo eleitoral da Petros. O resultado foi oficialmente divulgado às 18h34 do dia 27.05.2013.
As duplas apoiadas pela APAPE venceram. Silvio Sinedino e Agnelson Camilo foram eleitos para o Conselho Deliberativo. Receberam 10.977 votos, correspondentes a 39,17% dos votos, e, Ronaldo Tedesco e Marcos André, eleitos para o Conselho Fiscal, receberam 10.287 votos, correspondentes à 37,36%, dos 28.919 votantes.
Temos claro que, encerrado o embate eleitoral, todos as nossas forças dos beneficiários devem ser sirecionadas ao apoio a estes Conselheiros, que terão a árdua tarefa de defender os interesses dos participantes, contrapondo-se aos das Patrocinadoras, aos quais se somam os votos de um dos Conselheiros eleitos participantes, sistematicamente contrários às expectativas dos beneficiários da PETROS.
A postura desse Conselheiro, ligado a FUP, faz com que a representação dos participantes fique reduzida, favorecendo às Patrocinadoras.
O resultado deste pleito, na nossa ótica, sinalliza para o fato de que, passado o tempo e analisados os comportamentos dos eleitos, os participantes identificaram quais são os que, efetivamente, os defedem.
Desejamos muito sucesso aos Conselheiros eleitos e agradecemos os nosso associados pela confiança no apoio que manifestamos as duplas agora vitoriosas.
 
Direção da APAPE.
28.05.2013

 

 

 

INFORMAÇÃO SOBRE A MUDANÇA 11% PARA 14%

Paulo Teixeira Brandão - Conselheiro Deliberativo da Petros
Eleito pelos Participantes

Nessa época de eleições para os Conselhos da Petros torna-se necessário lembrarmos algumas questões importantes tratadas pelos atuais Conselheiros Deliberativos eleitos por indicação do CDPP.
Em 1991, depois de uma memorável mobilização liderada pelo Sindipetro RJ, culminando com uma real invasão do Edise pelos Assistidos da Petros, a direção da Petrobras acolheu a reivindicação da categoria pela alteração da data da revisão dos benefícios pagos pela Petros, em cumprimento ao disposto no Artigo 41 do Regulamento do Plano BD, para a mesma data das revisões das tabelas salariais das patrocinadoras.

VEJA MAIS

 

 

FENASPE - UNIDADE NA LUTA - UMA ESTRATÉGIA PARA VENCER

A única saída para a garantia dos direitos de aposentados, pensionistas e anistiados do Sistema Petrobras e Petros é a nossa união. Este princípio de UNIDADE NA LUTA foi que permitiu a existência da FENASPE. É importante ressaltar que a união, igualmente necessária para nossas vitórias, inclui a força dos companheiros não cooptados pelo poder patronal que compõem os Sindicatos filiados à Federação Nacional dos Petroleiros - FNP.
Para garantir nossa união, nos pautamos pelo respeito às nossas entidades associadas e suas direções eleitas. Por isso, nossas decisões sempre buscam o consenso entre nós, firmando compromissos factíveis e necessários entre todos. Ao mesmo tempo, a FENASPE busca sempre conciliar e preservar a união com as demais entidades representativas dos participantes da Petros, para garantir a unidade na defesa dos nossos direitos históricos. Com a FNP – Federação Nacional dos Petroleiros e seus sindicatos filiados estaremos sempre unidos para superação do imenso golpe que foi a traição da outrora combativa FUP nos episódios da Repactuação do Plano PETROS BD – com o fechamento deste aos novos funcionários das empresas do Sistema Petrobrás – e a aprovação do PCAC e as famigeradas duas tabelas.
LEIA MAIS

 

 

IDEAIS DE YVAN BARRETTO  É ABANDONADO PELA DIRETORIA DA AMBEP

Tristeza, para dizer o mínimo, esta é a primeira impressão que nos causa o posicionamento da atual diretoria da AMBEP em relação ao iniciado processo eleitoral aos Conselhos Deliberativo e Fiscal da PETROS.
A anunciada decisão da Diretoria da AMBEP faz muito mais do que romper a União Nacional dos participantes da PETROS que nunca aceitaram a cooptação patronal e governista e que, pela força da unidade, têm derrotado a tríade PETROS/PETROBRÁS/FUP. Com certeza, essa decisão inconsequente vai abrir espaço para a Federação Pelega e Governista explorar neste pleito. Sem priorizar os inimigos dos participantes, a diretoria da AMBEP faz o papel esperado pelos governistas. Divide a resistência e a luta dos que não vendem direitos e não se submetem aos desmandos governistas e, assim, facilitam o caminho dos governistas, seguidamente derrotados nos últimos anos pela unidade representada pelo CDPP.
LEIA MAIS

 

 

CARTA DA DIRETORIA EXECUTIVA PARA A AMBEP

Carta da diretoria Executiva da FENASPE enviada à AMBEP como Resposta referente a  carta  enviada no dia 16 de abril de 2013, pelo Sr. Presidente da AMBEP – Júlio Guedes da Conceição, com Apoio da Ambep de candidatos divergentes. Suas inverdades e seus efeitos políticos na campanha.
LEIA MAIS

 

 

INFORMATIVO DA FENASPE - ELEIÇÕES NA PETROS

A Diretoria Executiva da Federação  indica para suas afiliadas e respectivos associados as chapas de participantes para concorrer nas próximas eleições para Conselheiros da Petros, tiradas  em reunião do Comitê em Defesa dos Participantes da Petros – CDPP, visto não ter havido consenso na interpretação das regras eleitorais sobre a posição inicial da Fenaspe de indicar uma dupla de participantes para o Conselho Fiscal e uma dupla de participantes assistidos para o Conselho Deliberativo.
LEIA MAIS

 

 

INFORMATIVO DA FENASPE - ESCLARECIMENTOS JURÍDICOS

Aviso importante para os participantes da PETROS

No próximo dia 16 de abril, afiliadas da Federação convidam para participar dos esclarecimentos que serão ministrados pelo advogado César Vergara, Assessor Jurídico da FENASPE, da AEPET e dos Conselheiros Eleitos indicados pelo CDPP – Comitê em Defesa dos Participantes da PETROS.
A reunião acontecerá no auditório da ABI – Rua Araújo Porto Alegre, 71 – Centro - Rio de Janeiro com inicio previsto para às 17h30min e termino às 20h30min. O horário foi definido com vistas a permitir que tanto os aposentados e pensionistas como demais participantes ainda não aposentados possam comparecer. 

LEIA MAIS

 

 

GRH ESCLARECE SOBRE O CONVÊNIO BR/INSS

O convênio nacional da Petrobras Distribuidora com o INSS está
funcionando normalmente e tem seu prazo de vigência até dezembro de 2013. Dessa forma, todos os procedimentos vigentes na relação BR/INSS devem ser solicitados através dos representantes INSS da Companhia.
As notícias que estão sendo veiculadas sobre o fim do convênio com o INSS referem-se apenas à Petróleo Brasileiro – Petrobras, não havendo nenhuma relação com o convênio da BR. A Petrobras está tomando providências para celebrar um novo convênio com o INSS.
O convênio BR/INSS somente se aplica aos empregados da BR. Os empregados de outras empresas do Sistema Petrobras deverão proceder de acordo com as orientações do seu órgão de origem.
LEIA MAIS 

 

 

JULGAMENTO PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL - AÇÕES DE PREVIDÊNCIA PRIVADA

Conforme nos relata o Dr.Cesar Vergara, assessor jurídico dos Conselheiros da Petros, Eleitos por indicação do CDPP, e advogado da FENASPE e AEPET, complementamos a informação prévia transmitida ontem.
O STF decidiu, na data de ontem, que a competência material para julgamento das ações que envolvam Previdência Privada Complementar é da Justiça Comum. O posicionamento adotado representa uma verdadeira reviravolta na Jurisprudência firmada pelo STF nos últimos 30 anos, de que são exemplos inúmeros julgados da lavra dos Ministros aposentados Moreira Alves, Cesar Peluso e Aires Britto. Trata-se de uma nova posição afirmada pelo STF que, a nosso ver, surpreende os jurisdicionados os quais, pautados pela tradição do STF e seguindo sua reiterada jurisprudência, optaram pelo ajuizamento de suas demandas na Justiça do Trabalho.
LEIA MAIS

 

 

PUBLICAÇÃO DA AEPET - DIRETO ESPECIAL
ESTIMADOS COMPANHEIROS:
CONSIDERANDO QUE NADA É INSOLÚVEL JÁ PODEMOS VISLUMBRAR OS PRIMEIROS RESULTADOS POSITIVOS ABAIXO. TENHO CERTEZA QUE JUNTOS( CONSELHEIROS ELEITOS POR NÓS DA PETROS, FNP, FENASPE, AMBEP, ASSOCIAÇÕES, AEPET E SINDICATOS), HAVEREMOS DE ENCONTRAR MECANISMO A FIM DE QUE NÃO TENHAMOS PREJUÍZO. NO ENTANTO, NÃO BASTA FICAR NO DISCURSO É PRECISO PARTIRMOS PARA AÇÕES, POIS VOLTO AFIRMAR NÃO UM PROBLEMA REGIONAL E SIM NACIONAL DE CARÁTER MAIS POLÍTICO DO QUE JURÍDICO.
OBS: SE NÃO CHEGARMOS UMA CONCLUSÃO VIÁVEL NACIONALMENTE, TEREMOS QUE TOMAR DECISÕES A NÍVEL DE ENTIDADES ISOLADAMENTE. ESTOU ATENTO,AGUARDEMOS.
ABRS,
RAIMUNDO GREGÓRIO
PRESIDENTE
ASPENE-SE

LEIA MAIS

  

 

AINDA SOBRE O CONVÊNIO PETROBRAS X INSS:

CONSELHEIROS ELEITOS DA PETROS CONSEGUEM RENOVAR COMPROMISSO DO GOVERNO COM O CONVÊNIO INSS/PETROBRAS
Abaixo, segue a a reprodução na íntegra de correspondência do Conselheiro Fiscal, Epaminondas Mendes ao Conselheiro Deliberativo, Paulo Brandão, comunicando uma importante vitória para os participantes e assistidos da PETROS.
Salvador, 8 de fevereiro de 2013.
Caro Brandão,
Muito bom dia em Cristo Jesus
Para que você possa estar atualizado e repassar a todos.
Com relação ao convênio INSS/PETROBRAS, a Administração da ASTAPE/BA, pleiteou junto a alguns amigos políticos de grande influência com a Presidente da República Senhora Dilma Russeff, que não desejam ser identificados e estas pessoas já se reuniram na última terça e quarta-feira com a própria Presidenta, a Presidenta da Petrobrás e o Ministro da Previdência e ficou DECIDIDO: A folha de fevereiro será rodada normalmente, e até o próximo dia 25 deste mês deverá está elaborado um novo Modelo de Convênio entre as partes com novas Cláusulas de responsabilidade e de encontro de contas e entregue à Presidenta. Desta forma a nossa categoria, a nossa AMS, os empréstimos, as Associações e os Sindicatos estão salvos. Evidentemente que irão aparecer muitos pais e padrinhos desta CRIANÇA. No entanto, a nós da ASTAPE/BA, isto pouco importa o que de fato importa é que o grande problema está resolvido.
Um abraço. 

 

 

COMENTÁRIO DOS CONSELHEIROS ELEITOS DA PETROS SOBRE A RENTABILIDADE DA PETROS EM 2012

Prezados participantes da Petros A matéria em anexo  visa mostrar que os investimentos referentes às reservas do Plano Petros do Sistema Petrobras obtiveram em 2012 rentabilidade acima do previsto como meta atuarial e que seu montante atual é suficiente para que os compromissos presentes e futuros com os pagamentos dos benefícios sejam honrados, considerando as premissas usadas e a forma de avaliação efetuada. 
O patrimônio registrado indica consistência quando se projeta o fluxo de caixa necessário, num longo prazo, pelo sistema informatizado ALM e que possíveis indicações futuras de descasamentos (ausência pontual de recurso em caixa) poderão ser cobertos pela execução de desinvestimentos programados com a devida antecedência para obtenção do melhor resultado. 

LEIA MAIS

Demonstrativo da Rentabilidade da Petros em 2012

 

 

RETIRADA DO CONVÊNIO PETROBRAS - INSS

Extinção do Convênio INSS/Petrobrás: Diego, a culpa é sua! Em outubro de 2012, o Conselho Deliberativo (CD) da Petros foi informado da possibilidade de extinção do convênio INSS/Petrobrás. É através deste Convênio que o participante da PETROS pode fazer o pagamento de empréstimos, o pagamento da AMS, o pagamento de pensões judiciais, das mensalidades de associações de aposentados, clubes e sindicatos, exerce também a isenção de IR por moléstia grave, recebe a antecipação de 40% dos benefícios no dia 10 para aposentados e pensionistas entre outras operações. 
LEIA MAIS

 

///

 

REUNIÃO DOS CONSELHEIROS DA PETROS EM MACAÉ.

Foi excelente a presença dos participantes da Petros no evento que a AEPET Macaé promoveu, dia 2 de Setembro de 2010, para prestarmos esclarecimentos sobre nossa atuação como Conselheiro Deliberativo da Petros...

LEIA MAIS

 

 

PETROBRAS NÃO APRESENTA NOVA PROPOSTA

Boletim dos Conselheiros - Setembro 2010

Planilha artesanal de comparativo sobre a adesão ao BP ou permanência no Plano PETROS BD.

Trata-se de um simulador artesanal, feito pelo Conselheiro Fiscal Eleito Sílvio Sinedino que procura comparar:

- as diversas situações de quem permanece no Plano PETROS BD sem repactuar, com a de quem repactuou e mais, ainda, com a situação de quem pretender aderir ao BPO (Benefício Proporcional Opcional), sair do Plano BD e migrar para o Plano PETROS 2.

A orientação do CDPP é para que ninguém aceite aderir ao BPO. E desrepactue já!

 

  

 

AS MENTIRAS TÊM PERNA CURTA - PAULO BRANDÃO

Por solicitação dos Conselheiros Eleitos, a Administração da Petros elabora gráficos mensais que auxiliam a visualizar historicamente dados importantes. No teor da matéria veja os gráficos quanto a rentabilidade (gráfico 1) e déficits (gráfico2).

CLIQUE AQUI

 

 

CAMPANHA DE COMBATE AO FUMO

Dia 29/08 - dia nacional de combate ao fumo. Sabe-se que o tabagismo está relacionado à dependência da nicotina, que é uma substância psicoativa. As substâncias psicoativas podem ser naturais ou sintetizadas e, ao serem ingeridas, produzem alterações no sistema nervoso central, modificando o estado emocional e comportamental. A nicotina é classificada como uma droga estimulante que afeta o cérebro.

 

  

GUIA PREVIC

Melhores Práticas em Fundos de Pensão

Este Guia de Melhores Práticas, o primeiro de uma série que será elaborada pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc, tem por objetivo orientar os dirigentes, participantes, assistidos, patrocinadores, instituidores, e seus próprios servidores quanto ao dia-a-dia da gestão dos fundos de pensão. Desse modo, a Previc estará contribuindo para o fortalecimento do sistema de previdência complementar fechado.

LEIA MAIS

 

 

DESREPACTUAÇÃO

O prazo para impetrar ação judicial encerra em 28/11/2010.

A APAPE e as associações filiadas à FENASPE - Federação Nacional das Associações de Aposentados, Pensionistas e Anistiados do Sistema Petrobrás e Petros, em conjunto com os Sindipetros filiados à Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), sempre estiveram na linha de frente contra o projeto  proposto pela Petrobrás/Petros/FUP chamado de “repactuação”pela manutenção do contrato original que os participantes têm com o nosso Fundo de Pensão.

LEIA MAIS

 

 

OS 40 ANOS DA PETROS E O PODER DOS PARTICIPANTES E ASSISTIDOS

O regime jurídico da administração das entidades fechadas de previdência complementar e da gestão dos planos de benefícios por elas operados tem a garantia da Constituição Federal, parágrafo 6º do artigo 202.

LEIA MAIS

 

 

RETIRADA DE PATROCÍNIO DE PLANO PETROS

O Conselheiro Deliberativo da Petros, eleito pelos participantes, Paulo Teixeira Brandão, no artigo que ora publicamos apresenta argumentos para que se busque solução que vise evitar os prejuízos aos participantes do Plano Petros BD (Benefício Definido) com as retiradas de patrocínio por patrocinadoras do referido Plano.

LEIA MAIS

 

 

BOLETIM DOS CONSELHEIROS DA PETROS

INFORMATIVO DO LEGISLATIVO - JULHO

Sentença Importantíssima

A ação foi patrocinada pelo Escritório Derbly Advogados Associados credenciado pela APAPE.

É a  primeira no Rio de Janeiro, sobre a RMNR dos aposentados onde o Juízo de Direito da 38 Vara do Trabalho reconheceu o pedido formulado pelos autores concedendo 24,20% de reajuste - percentuais acumulados dos anos de 2007/2008 e 2009.

LEIA MAIS

 

 

CARTA AO PRESIDENTE DA PETROBRAS 

Integra da Lei 12276/2010 - autorização dada a Petrobras sobre pesquisa e lavra de petróleo

Autoriza a União a ceder onerosamente à Petróleo Brasileiro S.A. - PETROBRAS o exercício das atividades de pesquisa e lavra de petróleo, de gás natural e de outros hidrocarbonetos fluidos de que trata o inciso I do art. 177 da Constituição Federal, e dá outras providências.

LEIA MAIS

 

 

INFORMATIVO DA APAPE INFORMA N° APAPE INFORMA N° 10 - JUNHO 2010

CLIQUE AQUI

 

 

BOLETIM DOS CONSELHEIROS DA PETROS - JULHO / 2010

O segundo semestre de 2010 deverá se caracterizar pela crescente consolidação de grandes avanços no processo evolutivo da conquista da participação efetiva da representação dos participantes no controle e fiscalização da administração da PETROS

LEIA MAIS

 

  

INFORMATIVO PARA A FENASPE  - Legislativo em 16 junho 2010

Atuação do Senado e Camara dos Deputados em 16 junho 2010 nas várias Comissões.

LEIA MAIS

 

 

 

INFORMATIVO FENASPE - PROJETOS DO PRÉ SAL

Votação coruja do Senado sobre dois projetos do Pré-Sal e depoimentos de alguns senadores e deputados federais.

LEIA MAIS

 

 

INFORMATIVO FENASPE - LEGISLATIVO MÊS DE JUNHO

Vários pareceres referente projetos da Previdência Privada, Petro-Sal, e outros em 08,09 e 10/06/2010

LEIA MAIS

 

 

 

INFORMATIVO SOBRE O PLANO PETROS BD

Um passo importantíssimo foi dado para a conquista de direito inquestionável dos novos empregados das patrocinadoras do Plano Petros BD.

No último dia 11 de maio os petroleiros obtiveram vitória no TRT de Brasília.

 

 

Informativo APAPE - Informa 07 - abril 2010

 

Informativo FENASPE - março 2010

 

Informativo Conselheiros - março 2010

 

Demonstrações Financeiras e Gestão da Petros

 

REPÚDIO PELA PROPOSTA APRESENTADA PELA PETROBRAS

 

Boletim informativo - Outubro 2009

 

Boletim informativo - Setembro 2009

 

Sr. Mário Lima - A perda de uma liderança

 

 

CDPP MAIO/2009 - CONFIRA

 

 

Eleições Petros 2009, concluída apuração dos votos

Convocação Diretoria para o dia 28/05/2009

 

 

Carta convite IV

Confira>> Ofício nº 002/2009

Confira>> Informação importante

Confira>> 45 anos de golpe militar no Brasil 

Confira>> Carta ao Presidente da Petrobras

Confira>> Decisão judicial - Petros

Confira>> Eleições Petros 2009 - Candidatos apoiados pelo CDPP

Confira>> Boletim CDPP - ELEIÇÕES 2009

Confira>> Editais de Convocação Fenaspe

Confira>>Atenção, Leia, procure se informar pois seus direitos estão em risco...

Visita dos Presidentes das Associações de Aposentados e Pensionistas do SitemaPetrobras e Petros filiadas a Fenaspe acompanhados de seus respctivos Advogados aos MInistros do Tribunal Superior do Trabalho - TST em Brasilia.

 

 

MAPA DO RESULTADO DA ELEIÇÃO DO CONSELHO DA PETROS

 

 

INFORMATIVO - Divulgado o resultado oficial das eleições - Confira

 

 

INFORMATIVO - JUSTIÇA FEDERAL TORNA NULA SEPARAÇÃO DE MASSAS  DA PETROS Confira

 

 

FENASPE, “Em reunião realizada em Fortaleza/Ce, nos dias 22 e 23 de janeiro do corrente ano, o Dr. Marcelo, advogado da FENASPE, teceu algumas considerações sobre o novo Termo de Repactuação”.

Confira

 

 

FENASPE TOMA PROVIDÊNCIA CONTRA A REPACTUAÇÃO

 

///

 

Pauta da Semana das atividades da Câmara de Deputados

Assuntos de interesse da FENASPE e seus afiliados.

 

 

Prezados Companheiros da Lista dos "Pós-82"

Seguem anexados a Planilha de Simulação de Benefícios 'v22' e as Instruções de Preenchimento 'v14'.

Foram feitas novas correções, indicadas por Companheiros, pelo que agradeço...

 

 

Decisão Judicial - PROCE. Nº TRT-MS 0009249-74.2010.5.01.0000.

Decisão Liminar em Mandado de Segurança garantindo à Fenaspe e suas afiliadas a participação efetiva nas mesas de negociação de acordo coletivo junto à Petrobrás.

Clique aqui e leia a matéria.

 

 

Hoje, 30 de setembro é o Dia da Secretária. A que esta sempre disponível, a que mais distribui amor. Prá você, Secretária, uma homenagem. Parabéns pelo seu dia.

 

 

V CONGRESSO NACIONAL DA FENASPE

Clique aqui para ler o Edital de Convocação para o V Congresso Nacional da Fenaspe com a seguinte pauta:

 Prestação de contas do exercício 2008/2010;

 Balanço das atividades políticas;

 Eleições para o biênio 2010/2012;

 Encerramento do Congresso.

CLIQUE AQUI

 

Leia também, estão abertas as inscrições de CHAPAS para concorrer às ELEIÇÕES para o biênio 2010/2012, para os cargos da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal e de Ética, cuja vigência para as inscrições será da data desta convocação até o dia 17 de outubro de 2010.

 

 

O BPO é a nova agressão ao Plano Petros BD.

Os participantes do Plano Petros BD, empregados das empresas do Sistema Petrobrás estão sendo “induzidos”a optar pela seguinte proposta:...

LEIA MAIS

 

 

 A perseverança na luta trará nossa vitória pela Justiça

Mensagem para conhecimento dos participantes da Petros, não repactuados e, principalmente, os repactuados que devem buscar imediatamente a anulação da “repactuação”e o repúdio a mais essa agressão ao Plano Petros BD a eles oferecida na forma de BPO - Benefício Proporcional Opcional.

Clique aqui e leia a matéria completa.

 

 

Modelos de Protesto de Interrupção para Pessoa Física, individual ou Coletivo para providencias por Entidade de Classe.

LEIA  MAIS

 

 

Poder Legislativo - Resultado dias 03/04 NOV 2010

LEIA MAIS

 

 

Relação dos Advogados indicados pelas Entidades Representativas

LEIA MAIS

 

 

Boletim dos Conselheiros da Petros - Novembro 2010

Simulador de Benefícios ajuda participantes a fazer opção correta.

Divulgado amplamente pelas entidades do CDPP - Comitê em Defesa dos Participantes da PETROS, da FNP e da FENASPE, o Simulador Artesanal de Benefícios tem sido de grande valia aos companheiros que repactuaram e que precisam decidir sobre a adesão ao BPO.

LEIA MAIS

 

 

V Congresso Nacional da FENASPE - nos dias

27, 28 e 29 de outubro de 2010

 1. Edital de Convocação01

2.  Edital de convocação 02

3. Cronograma da Eleição

4. Proposta de Programação

5. Proposta de Regimento

6. Regimento Interno

7. Como chegar ao Hotel

LEIA MAIS

 

 

 

///

 

 24 de Janeiro - Dia Nacional do Aposentado

 "A velhice é uma espécie de pós-guerra"(Bispo Pedro Casaldáliga),

celebrado em 24 de janeiro, chama à reflexão sobre as duras batalhas da vida.

 

 

VERDADE NÃO REVELADA PELA COMUNICAÇÃO DA GERÊNCIA DE OPERAÇÕES DA PETROS: 

Leia na íntegra a Resposta à gerência da Petros enviada e assinada pelos Conselheiros da Petros eleitos.

LEIA MAIS 

 

INFORMATIVO

 

No dia 11/01/2011 às 08h 35min, ocorreu a primeira audiência do PROCESSO 0000920-63.2010.5.01.0068-RTSum, na 68ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, situada na Rua do Lavradio, nº 132 – 10º andar - Centro - RJ., correspondente a ação patrocinada pelo Dr. Castagna Maia, em nome da FENASPE e afiliadas AEPET, APAPE, ASTAIPE, ASPENE SE, ASTAPE BA, ASTAPE RJ.

Leia mais aqui.

 

  • Veja as fotos do V Congresso da Fenaspe na página Galeria de Fotos
  • Veja Ata do V Congresso, Cartas do Rio e de Aracaju mais a Ata de Possse da Nova Diretoria Biênio 2010-2012 na página Informativo

 

 

INFORMATIVO FENASPE

A Fenaspe tomou a iniciativa de providenciar  protesto judicial com o objetivo de evitar que os associados de suas afiliadas percam o direito a promoção, após o dia 24-11-10, de ações para anular opção pela repactuação de seus contratos com a Petros que julgam terem feito iludidos por considerada propaganda enganosa e possível assédio moral, incluindo a duvidosa finalidade da quantia recebida, entendida como sendo para cobertura de perdas passadas, conforme afirmação constante em vídeo distribuído pela Petrobras.

Com o mesmo objetivo afiliadas da Federação tomaram a mesma providência. Como consequência, nesta data, foram expedidos mandados de notificação à Petros em face dos protestos promovidos pela AEPET, APAPE e ASTAPE RJ.

Paulo Brandão

Diretor Jurídico da Fenaspe

 

 

BPO MOSTRA A VERDADEIRA CARA DA REPACTUAÇÃO

A Patrocinadora Petrobrás só tem um objetivo com a Repactuação: livrar-se da responsabilidade que tem com o Plano PETROS do Sistema Petrobrás trazida por ela mesma através da inclusão no Regulamento dos artigos 41 e 42 e inciso IX do art. 48.

Clique aqui e leia a máteria competa

 

 

APAPE Informa nº 12 - julho 2011 

Esclarecimentos sobre a revisão do teto dos benefícios do INSS

Clique aqui para saber mais

 

 

APAPE Informa nº 11 - julho 2011

No informativo notícias do INSS referente a revisão do benefício dos segurados que se aposentaram entre 5 de abril de 1991 e 1º de janeiro de 2004. Mais um reajuste no contracheque de julho e a antecipação da primeira parcela do 13º.

Clique aqui e leia a matéria completa.

 

 

MUDANÇAS NA PETROS

Trata-se da eliminação do voto por correspondência para as próximas eleições na Petros, e outras modificações introduzidas do Regulamento Eleitoral.

LEIA MAIS

 

 

A QUEM INTERESSA A MORTE DA PETROLEIRA

Leia nosso comunicado referente ao caso Leninha.

LEIA MAIS

 

 

 

GRANDE VITÓRIA DA FENASPE E SUAS AFILIAZAD NO TST

A "Grande Vitória" - o aperfeiçoamento que os Ministros fizeram nas Súmulas, elas não sofreram modificações essenciais, mantendo o direito dos aposentados e pensionistas de revisarem seus benefícios de suplementação pagos pela PETROS junto à Justiça do Trabalho, porque a “prescrição” a ser aplicada será a parcial, ou seja: "AQUELA DOS ULTIMOS CINCO ANOS" Assim os beneficiarios da Petros não perdem o direito de promover ação judicial para obter correta correção anual do benefício pago pela Petros, conforme previsto no artigo 41 do RPB e Resolução 32B.

Leia a matéria completa

Leia as alterações do TST

BR Cria a Central Interna de Atendimento AMS (CIA AMS)

 

 

 

RETIRADA DO PATROCÍNIO DA PQU E DA COPESUL

A FENASPE através da sua afiliada APAPE - Associação Nacional dos Participantes da Petros em apoio às medidas tomadas pelos Conselheiros da Petros - Eleitos, está dedicando toda atenção para os processos de retirada de patrocínio da PQU e da COPESUL.

LEIA MAIS

 

 

INFORMATIVO FENASPE - ROYALTIES - MAIO 2011

PREFEITOS QUEREM DERRUBADA DO VETO A DISTRIBUIÇÃO DE ROYALTIES DO PETRÓLEO

Fonte: Câmara Notícias 'Agência Câmara Notícias'

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) vai cobrar na próxima quarta-feira (11), dos líderes dos partidos e de integrantes da Mesa Diretora, a derrubada do veto do ex-presidente Lula à forma de distribuição dos royalties do petróleo entre todos os estados e municípios (Lei 12.351/10), como aprovada no Congresso.

Segundo o presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, os municípios estão deixando de arrecadar R$ 8 bilhões com a manutenção do veto. “Vamos trabalhar para que esse veto seja incluído na votação”, disse, referindo-se à sessão do Congresso marcada para quarta-feira que deve analisar 766 vetos presidenciais.

A regra derrubada por Lula previa que, reservada a parcela destinada à União e aos municípios afetados pela exploração do petróleo, o restante dos royalties seria dividido da seguinte forma: 50% pelos critérios do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e 50% pelos critérios do Fundo de Participação dos Estados (FPE).

Restos a pagar
Além dos royalties, os prefeitos também querem uma revisão nos prazos de cancelamento de restos a pagar de 2007, 2008 e 2009, estabelecidos por decreto (7.468/11) publicado em abril; e a regulamentação da Emenda 29, que libera recursos para saúde. Essas são as pautas prioritárias da XIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, organizada pela CNM e que começa nesta terça-feira.

Pelo decreto, o pagamento de obras e compras de equipamentos não iniciadas até 30 de abril com recursos de restos a pagar de 2007 e 2008 serão canceladas. Apenas as obras empenhadas em 2009 por meio de convênio da União com estados e municípios terão um prazo maior – poderão ser iniciadas até 30 de junho.

Cancelamentos
Segundo estudo da CNM, 49% dos empenhos referentes a aquisição de equipamentos não saíram do papel e 33% das obras não se iniciaram. “Empenho era para ser um documento de seriedade a ser cumprido e não é mais. Você cancela quando quer”, afirmou Ziulkoski.

O valor dos recursos que não serão repassados aos municípios é de R$ 835 milhões. Esse montante pode chegar a R$ 1,3 bilhão, se consideradas as obras contratadas, mas não iniciadas, de um total de R$ 7,9 bilhões dos restos a pagar referentes a 2007, 2008 e 2009. De acordo com a entidade, o estudo será entregue para todos os deputados para que eles ajudem na pressão para alteração dos prazos.

* Matéria atualizada às 15h50.

Reportagem – Tiago Miranda 
Edição – Ralph Machado
 

 

 

TELAS DE AEROPORTOS EM CASA 

A Infraero está disponibilizando a tela de partida ou de chegada. Consulte diretamente de casa a tela do aeroporto à sua escolha. Ela mostra aquele quadro presente em todos os aeroportos do Brasil e informa o horário de chegada e partida de vôos. Isto tudo em tempo real. Caso você precise viajar ou buscar alguém no aeroporto é só consultar no endereço abaixo.

Acesse o site aqui:

www.infraero.gov.br/voos/index_2.aspx 

 

          

REPUBLICAÇÃO DA LISTA DE ADVOGADOS INDICADOS PELAS AFILIADAS 

Leia mais aqui ou acesse a página Notícias

 

 

JUSTIFICATIVA DO VOTO DO PRESIDENTE DA AEPET NA AGO DOS ACIONISTAS DA PETROBRAS EM 28/04/2011

LEIA MAIS

 

 

Pronunciamentos na Câmara dos Deputados dias 22 e 24 Fevereiro-2011

 

 

Pronunciamentos referentes aos royalties para os municipios da camada do Pré-Sal

 

 

Pronunciamentos da semana na Câmara dos Deputados

 

 

Leia mais em Informativo da Fenaspe.

 

 

ATUALIZAÇÃO DE DADOS NO INSS - REVISÃO DO TETO

No Apape Informa nº 13 de julho do corrente ano esclarece as providências que devem ser tomadas para atualização de seus dados em agências do INSS ou via telefone 135, o segurado terá que ter em mãos o nº de seu benefício no INSS, que se encontra no contra-cheque, quando da aposentadoria. Essa providência se faz necessária pois a Previdência informará, via telegrama, a quem tem direito à revisão e aos atrasados do teto. Clique aqui e veja mais... No link, abaixo, você pode consultar se tem ou não direito a esta revisão. Boa sorte!!!

http://www010.dataprev.gov.br/CWS/CONTEXTO/IRSM94/index.html

 

 

ANS RESOLUÇÃO 252 ANS AMPLIA DIREITO À PORTABILIDADE DE CARÊNCIAS.

LEIA MAIS

 

 

JUSTIFICATIVA AO VOTO DO PRESIDENTE DA AEPET NA AGO DOS ACIONISTAS DA PETROBRAS EM 28/04/2011

LEIA MAIS

 

 

 

PETROBRAS - SEM RESPONSABILIDADE SOCIAL A PETROBRAS ADOTA PRÁTICAS DE SELVAGERIA CAPITALISTA CONTRA SEUS TRABALHADORES

A combativa companheira Leninha, vítima de doença laboral, foi demitida da Petrobrás em novembro de 2009, de posse de uma CAT emitida pelo CESAT-BA, recusada pela Petrobrás.

LEIA MAIS

 

 

 

Informativo Fenaspe - Pauta Camara Deputados Federais. As entidades que lutam para que os petroleiros tenham boas condições de saúde, principalmente ocupacional, inclusive pela implementação de um Comitê Gestor para a AMS, e que tiverem um canal fechado de TV, Camara dos Deputados Federais, devem acessar o Plenário 07 às 9h30min de amanhã dia 06 de abril de 2011.

LEIA MAIS

 

 

Reunião com o Ministro da Previdência Social Garibaldi Alves Filho, que aconteceu em 28 de março do corrente ano, sobre providências referente à Previdência Privada. Estavam presente representantes da Fenaspe, Apape, Conselheiros Eleitos da Petros, entre outros.

LEIA MAIS

 

 

QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA – PARTE II Julgamento da Competência Ration Materiae Atuação constante e vigilante da Fenaspe na Reunião do Colegiado do Supremo Tribunal Federal.

LEIA MAIS